domingo, 29 de julho de 2012

Terapia de Florais para animais

Os florais são feitos a partir do potencial energético das flores que equilibram e harmonizam pessoas e ambientes.

A terapia floral tem como proposta promover a qualidade de vida para pessoas e animais gerando equilíbrio emocional e energético. Não substitui o tratamento médico, mas pode ser utilizada em conjunto com qualquer medicamento. 

Os florais são inócuos não apresentando efeitos colaterais e podem ser utilizados por crianças e pequenos animais sem medo. A terapia possui grande utilidade na área veterinária pois os bichinhos já se humanizaram tanto que muitos sofrem com os mesmos sentimentos humanos: angústia, tédio, medo, vícios etc.. 

Os florais podem ser administrados diretamente na boca do animal pelo menos três vezes ao dia, ou colocado na água de beber, mas esta deve ser trocada sempre. Os florais são mais utilizados em cães e gatos, mas podem ser úteis com aves, furões e até répteis. 

Os florais não fazem parte da grade curricular das faculdades de medicina veterinária, mas já existem alguns cursos livres. De qualquer forma, a medicina alternativa vem ganhando força, principalmente pela preocupação de proprietários que querem dar uma qualidade de vida melhor para seus animais.

Alguns exemplos de essências:
  1. Agrimony: para animais que demonstram alegria e estão tristes
  2. Aspen: para medo de algo que não se define
  3. Chicory: para possessividade
  4. Hornbean: para preguiça, falta de energia
  5. Heather: para os que chamam atenção a todo custo
  6. Holly: para quem tem raiva
  7. Mimulus: para medo de coisas definidas
  8. Mustard: para depressão, tristeza profunda sem explicação
  9. Star of Bethlehem: para trauma
  10. Vervain: para animais eufóricos, hiperativos
  11. Vine: para o dominador e inflexível
  12. Walnut: para situações de mudança
  13. White Chestnut: para situações repetitivas, cíclicas
  14. Water Violet: para os fechados nas emoções, solitários
  15. Wild Rose: para depressão, resignação
Quem quiser conhecer mais sobre o tema e a terapia de florais, existe o blog: http://floraisparacaes.blogspot.com.br/

A Bio Florais tem uma linha específica para uso veterinário que achei bem interessante! Vou testar o produto e depois eu conto como foi a experiência. Seguem alguns dos florais disponíveis:

AGRESSIVIDADE
Composto indicado para animais agressivos com as pessoas e com outros animais. Para aquele que não aceita ser contrariado, que defende em demasia o seu território, não permitindo que se chegue perto de sua comida, brinquedos, etc. Composto especialmente desenvolvido para estimular a capacidade de integração e autocontrole, catalisando as energias sutis da alma conferindo sensações de paz e leveza interior. Mais detalhes aqui.

ANSIEDADE
A humanização dos animais tem causado um grande número de problemas comportamentais, a ansiedade é um deles e pode se manifestar com atitudes exageradas de roer, cavar, latir muito, urinar pela casa toda, comer fezes, arrancar a pele, cocar-se exageradamente, automutilação, arrancar as penas, hiperatividade, etc. O composto busca o relaxamento, induzindo a calma e fazendo o animal sentir-se seguro. Favorece o autodomínio, a tranqüilidade, e faz com que o animal restaure o equilíbrio e encontre a sua verdadeira natureza, agindo de forma equilibrada perante a vida. Mais detalhes aqui.

INDISCIPLINA
Na maioria dos casos, a indisciplina é uma atitude para chamar a atenção, muitas vezes por imaturidade. Indicado para animais com comportamento social inadequado, como fazer barulho em demasia, urinar ou defecar em locais inapropriados, destruir pertences de seu dono, derramar a comida ou água, se debater nos viveiros, etc. Mais detalhes aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário