quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Saúde Animal | 5 PASSOS para o banheiro


Cães com menos de 6 meses ainda não possuem total controle de suas necessidades. Durante este período, acidentes acontecem, mas num curto prazo aprendem boas maneiras. Cães mais velhos que ainda não aprenderam a usar o local correto podem ter um pouco mais de dificuldade.

De qualquer forma, em ambos os casos, com paciência e algumas técnicas os cãezinhos aprendem. Separei 5 passos para a educação na hora do "banheiro":

1. Determine um único lugar e limite o acesso ao restante da casa
Certifique-se que este local está sempre disponível, limpo, seco e seja calmo. Se a casa for muito grande, pode-se escolher 2 lugares (no máximo).
A melhor forma de limitar o acesso à casa é por meio de um cercadinho ou uma grade de proteção (na porta da lavanderia, por exemplo). Com estas estruturas, o cão terá visão ao seu redor e um integração maior com as pessoas. Dentro deste espaço, forre com algumas folhas de jornal num canto e em outro canto, coloque a cama, brinquedos e o pote de água.

Importante: este local não pode ser muito pequeno pois os cães não gostam de fazer as necessidades no local onde dormem ou comem.

2. Controle o horário para alimentação
Para que o cão possa evacuar sempre no mesmo horário, é importante que sua alimentação seja oferecida todos os dias no mesmo horário também.
Ofereça comida e espere cerca de 15 minutos para que ele possa comê-la. O que sobrou, você retira e só apresenta novamente no próximo horário de alimentação. Esta rotina facilita o aprendizado pois condiciona seu amigo a fazer as necessidades pouco tempo após ter comido.

3. Atenção aos sinais de quem quer ir ao banheiro
Seu cão precisará ir ao banheiro todas as vezes que acordar, comer ou brincar muito. Se você perceber que o cão está farejando o chão com muita intensidade ou rodopiando, não espere! Antecipe-se, leve-o até ao jornal e fique com ele por alguns minutos.

4. Recompense sempre
Quando ele fizer suas coisinhas no jornal, faça muita festa! Elogie, dê carinho e até algum petisco. Assim, ele saberá que está agindo corretamente e terá um incentivo para acertar.

5. Nunca brigue ou repreenda
Brigar pode intimidar o cão. E ele poderá entender que fazer suas necessidades é errado podendo causar problemas de saúde, como: infecção ou coprofagia - comer as fezes. Se ele fizer no local errado, haja normalmente: com um pedaço de papel absorvente ou o próprio jornal, molhe um pouco no xixi e coloque debaixo do jornal no qual ele deverá utilizar da próxima vez. E limpe bem o "local do crime". Importante: cães gostam de eliminar sempre no mesmo local. Portanto, deixe um sinal do seu xixi apenas no local correto!

Não deixe seu cão o dia inteiro no cercado. É muito importante que ele saia no máximo a cada 3 ou 4 horas para correr e brincar com você. É claro que se o cão ficar sozinho durante o dia, você deverá deixá-lo em um local mais espaçoso.

E assim, a cada semana, dê um pouquinho mais de liberdade ao cão. E se ele for ao local determinado, parabéns! Ele está aprendendo!

Fonte Kennelclub e Bitcao Foto Cute Overload

Nenhum comentário:

Postar um comentário