quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dia de Cachorro no Trabalho


Que tal levar o seu cão para trabalhar com você? 

A presença de um cachorro no ambiente de trabalho pode trazer resultados positivos amenizando o estresse, segundo um estudo realizado pela Universidade Virgínia Commonwealth. A pesquisa mostrou que houve um aumento significativo de estresse dos proprietários que deixaram seus cães em casa, em comparação com os funcionários que levaram os seus animais de estimação para o trabalho. 

Outro estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, também provou que a presença de animais no local de trabalho altera o comportamento das pessoas, provocando a sensação de felicidade.

A presença dos bichos diminui o stress, reduz o número de faltas de funcionários e estimula o entrosamento dos mesmos. A psicóloga Silvana Prado, da OBIHACC – Organização Brasileira de Interação Homem Animal Cão Coração, afirma que a pessoa em contato com o animal ativa um neurotransmissor que libera a serotonina, uma substância sedativa e calmante, melhorando o humor, o estado de espírito e a disposição.

Diante das diversas pesquisas sobre os benefícios de animais no trabalho, surgiu o “Take your dog to work day” é o dia em que os funcionários podem levar os seus cães para as empresas.

A ideia surgiu no Reino Unido, em 1996. Três anos depois, foi adotada nos Estados Unidos e no Canadá.

O objetivo desse dia é celebrar o companheirismo dos cães e incentivar a adoção de animais. No Reino Unido, os funcionários podem levar os seus cães em troca de uma libra. Todo o dinheiro arrecadado é doado à ONG Cruz Azul, responsável por cuidar de abrigos de animais.

Nos Estados Unidos, uma em cada cinco companhias permite que os funcionários levem seus animais de estimação para o ambiente de trabalho. E criaram o “Dog Day” (Dia do Cachorro), em 25 de junho, quando os funcionários podem levar os seus animais de estimação para trabalhar. 

No Brasil, algumas empresas já adotaram a visita de animais de estimação. Com objetivo de proporcionar um ambiente de descontração ao funcionário, estimular a criatividade e aproximar as pessoas.

Conheça mais sobre o “Take your dog to work day” aqui. E confira as fotos que o Huff Post Money recebeu de cachorros no trabalho aqui.

Fotos: Huff Post Money

Nenhum comentário:

Postar um comentário